15 de setembro de 2010

A mente de Quentin Tarantino


Neste artigo quero destacar um grande diretor, ator e roteirista de cinema, um dos principais cineastas que conseguem me fazer ficar quase sem piscar na frente da telinha, com vocês... Quentin Tarantino!

Nascido nos Estados Unidos da América, em 1963, Quentin alcançou a fama rapidamente no início da década de 1990. Seus filmes são marcados por roteiros não-lineares, diálogos memoráveis e violência excessiva, tanto que nos filmes Cães de Aluguel, Pulp Fiction e Kill Bill há uma enorme quantidade de sangue jogando por todos os lados.

Outros fatores característicos dos filmes de Quentin Tarantino são marcas fictícias como a dos cigarros “Red Apple”, da lanchonete “Big Kahuna Burgers” e a marca existente de cereais matinais “Fruit Brute” que são presentes em vários de seus trabalhos. Lembrando também das câmeras em lugares fechados, como em porta-malas dos carros, enfatizando o sufoco dos atores em determinadas cenas.

Através dos roteiros de Quentin Tarantino é possivel notar que as histórias se passam num mundo paralelo e que os personagens de seus filmes possuem elos entre si, como é o caso dos irmãos Vega, Vicent Vega aparece em Pulp Fiction, já seu irmão Vic Vega é presente em Cães de Aluguel.

Entre os principais trabalhos de Quentin Tarantino, podemos destacar: Cães de Aluguel, Pulp Fiction, Grande Hotel, Kill Bill, CSI: Perigo a Sete Palmos (episódio final da série), Sin City, Bastardos Inglórios, Um Drink no Inferno, Eles Matam Nós Limpamos, O Albergue, entre muitos outros.

Quentin já foi premiado diversas vezes com diversos trabalhos no Oscar, Globo de Ouro, BAFTA, Emmy Awards, Grammy, Festival de Cannes e Independent Spirit Awards.

Uma frase de inspiração do cineasta é “Eu nunca frequentei a escola de cinema. Eu frequentei o cinema".

Abaixo segue um curta-metragem sobre como funciona a mente de Quentin Tarantino, produzidos por Selton Mello e Seu Jorge.

Vale a pena assistir, dá até vontade de ver mais filmes de Quentin Tarantino.

Um abraço!

2 comentários:

  1. Genial esse vídeo, né? Além do Tarantino ser muito bom, o Selton Melo e o Seu Jorge também fizeram um ótimo trabalho... aliás, além do Tarantino se parecer com o Federer, podiam ter colocado o Chalita no vídeo tb... huehuehe...

    ResponderExcluir
  2. De fato, esse cineasta é muito bom e seus filmes são instigantes.
    Parabens pelo blog e pelo artigo!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar este artigo, valeu!