23 de setembro de 2010

Minimalismo no Webdesign

Fala galera, neste artigo do Blog do Du Monquero vou comentar sobre um movimento artístico predominante nos layouts limpos e objetivos, o minimalismo.

O movimento minimalismo surgiu na década de 60, para contrapor o movimento abstrato. As principais características desse movimento são o uso de formas geométricas, luzes, percepções volumétricas, repetições e tecnologia. Com a idéia de ser uma arte universal, já que explorava mais o lado sensorial do individuo do que o intelectual.

Trazendo os contextos do movimento minimalismo para os sites da web, podemos listar características em comum e definir algumas próprias.

Uso de espaços vazios


Muitas vezes vemos na cor branca, porém não devemos confundir que o efeito vem através do vazio e as divisões que ele forma. Esta técnica ajuda a focar no principal do site que é o conteúdo.

Combinação correta de cores


Um design minimalista não tem nada haver com ausência de cores e sim ao uso correto delas. Deve focar na experiência do usuário e as combinações abrem um grande leque de efeitos de percepção.

Tipografia


Por estarmos tratando de sites o foco é o conteúdo que em boa parte deles é o texto. Para ter uma boa legibilidade e um caráter artístico é preciso abusar desse importante recurso gráfico.

Foco e clareza


É importante em um design minimalista focar no objetivo visual do site. Podendo ser a leitura, a percepção, a interação e a partir disso começar a podar.

Artista Individual


Um fato interessante do movimento minimalista e obviamente pelo tamanho da internet é que cada webdesigner trabalha de maneira diferente do outro dependendo de sua formação, gerando vários tipos diferentes de minimalismo. O que impossibilita botar um padrão e classificar.

Abaixo seguem alguns exemplos do movimento minimalismo aplicado em interfaces para web.





Bom senso e um abraço!

Um comentário:

  1. Fala Dú!

    Pior que o minimalismo é uma tendência das páginas web modernas, especialmente as da "Web 2.0", afinal graças ao Ajax e outras tecnologias podemos simplificar e minimizar a interface.

    Mesmo quando a página não adota o minimalismo por completo, outra tendência forte é usar alguns elementos deste movimento, a exemplo do famoso conceito de visual "clean".

    A Internet tem tanta informação e é justamente onde o minimalismo entra: coloca à disposição do leitor somente as informações importantes.

    Mas como você disse, bom senso é fundamental.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar este artigo, valeu!