27 de setembro de 2010

A cabeça de Steve Jobs


Neste artigo, o Blog do Du Monquero comenta o livro A Cabeça de Stive Jobs, leitura indispensável.

A Cabeça de Steve Jobs é mais que um livro sobre a história daquele cuja imagem se confunde com a da própria Apple. A partir da carreira de Jobs, o autor Leander Kahney, dá ao leitor dicas interessantes sobre como bem administrar empresas, gerenciar pessoas e se colocar no lugar do cliente para identificar suas necessidades e atender melhor suas expectativas.

Steve Jobs é radical em não admitir o fracasso. Para ele, existem dois tipos de pessoas: os gênios e os “antas”. Com base nisso, Steve mandou uma série de empregados embora, remontou equipes e substitui a gerência na sua volta à Apple, em 1996, depois de 11 anos afastado da companhia.

Jobs escolheu quatro entre 40 produtos da Apple para serem aperfeiçoados.

O objetivo de Steve Jobs era apenas focar: ele acreditava que quando mais selecionado, melhor seria o trabalho em torno do produto, assim como equipe, que ele sempre optava por equipes enxutas, porém com os melhores profissionais que existem.

O iMac, com design arredondado, cores de frutas, configuração fácil, software amigável e personalidade própria – se destacou, tornando-se o computador mais vendido da história, e cada detalhe era escolhido por Jobs, assim como todo os demais produtos como iPhone, iPad, iPod entre outros.


O livro conta a extrema simplicidade que Jobs trata a tecnologia, no sentido de não sobrecarregar produtos com acessórios ou funções que não tenham uma necessidade real, buscando proporcionar a maior facilidade possível aos clientes.

Não se importando, Jobs trabalha mais de doze horas por dia, ele se concentra naquelas áreas que domina e delega todo o resto. Esse é uma dica que se destaca aos que querem aprender a arte de gerenciar de forma certeira, ao estilo de Jobs.

Leander Kahner afirma que Steve Jobs é bom em desenvolvimento de novos produtos, apresentação de produtos e realização de acordos.

Steve é também extremamente voltado para os detalhes, assim como é a filosofia de Walt Disney. Quando não gosta de um trabalho, pede que o refaçam e lhe apresentem quantas vezes forem necessárias. Ele se coloca no lugar do consumidor o tempo todo porque ele é, na realidade, o maior consumidor de produtos da Apple.

Para Jobs o foco em projetos é dizer “não” aos demais trabalhos. Não é assim que as empresas fazem, mas funciona. Ele não programa, nem é designer e não executa. Mas ao mesmo tempo, ele é quem está por trás de tudo isso.

Vale a muito a pena ler este livro e compreender como funciona a cabeça de Steve Jobs.

Boa leitura, pense diferente, um abraço!

Um comentário:

  1. Já era fã desse cara. Depois que li esse livro achei ainda mais genial... É um livro que todo mundo deveria ler... Fica a dica!... :)

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar este artigo, valeu!