26 de julho de 2012

Dicas para um e-commerce bem desenhado

Grandes sites de comércio eletrônico são aqueles que conseguem conectar um usuário a um produto com um sistema que seja eficiente, fácil e divertido. Pensando neste ojetivo seguem algumas dicas:

1. Facilidade de navegação
O site precisa apresentar sequência e disposição das informações de forma com que o usuário navegue de forma natural e rápida. Os caminhos devem parecer óbvios e guiar os usuários desde a entrada até o caixa (saída) da loja virtual, tirando todas as suas dúvidas.

2. A página inicial é uma vitrine
A página inicial deve ser como uma vitrine de loja de shopping, apresentando os produtos certos, da forma certa e de um modo cativante, sem exageiros. Uma vitrine poluída afasta os clientes.

3. Destacar os produtos da forma certa
Os produtos devem ser separados por segmentos, estilos e até preços, como se fosse o interior de um supermercado bem sinalizado.

4. Hierarquia das informações
Mostrar as informações principais logo no topo da tela de cada produto é fundamental, e na sequência colocar as demais informações, sempre mantendo as informações que são diferenciais do produto em destaque, já que a maioria dos usuários não rolam a tela até seu final.

5. Identidade visual
O website precisa ter uma identidade padrão e coerente com sua logo. Desde textos, destaques, marcações, imagens e detalhes, mas sempre mantendo um bom funcionamento da página.

6. Não abusar de animações e banners
O cliente quer ver e comprar o produto. Banners e animações em excesso atrapalham a usabilidade, criam desvios de atenção na cabeça do usuário e o faz sair da página.  

7. Fotos exemplares
Como o cliente não pegará os produtos em suas mãos, são necessárias diversas fotos do produto, em diversos ângulos, destacando detalhes, texturas e cores.

8. Fácil conclusão da compra
Muitas vezes o cliente quer fazer compra rápida, o website precisa apresentar a opção de finalizar a compra a qualquer momento. Pode ser feito através de um botão que leve o usuário imediatamente ao seu carrinho de compra.

9. Evidenciar o contato
Muitas pessoas sentem segurança em falar com alguém, portanto deixar os contatos bem visíveis é importante.

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