Muitos fatores podem influenciar nisso e são claramente agravados mediante à um prazo curto e pressão do cliente.
Motivos que podem gerar os bloqueios criativos:
- stress
- saúde
- preocupações financeiras
- ocupação com assuntos não relacionados ao trabalho
- falta de conhecimento sobre o assunto, ou receio de não saber muito sobre ele
- não saber exatamente o que você quer dizer
- não ter direção
- trabalhos com curtos e mesmos prazos
- desvio de atenção (barulhos, imagens, pessoas, telefones, etc)
Maneiras para quebrar o bloqueio criativo:
- Brainstorming: destacar um assunto e estudá-lo muito, seja em pesquisas em livros, internet e principalmente em conversas com o cliente
- Procure por inspiração: geralmente temos um profissional de referência para consultar seus trabalhos, mas você também pode fazer isso através de leituras, músicas, passeios, filmes, desenhos, cozinhando, etc.
- Leia artigos sobre tópicos específicos: procurar mais informações técnicas sobre o assunto em questão, talvez vendo dados, definições, fluxogramas e infográficos seja possível ter uma percepção "visual" e diferente sobre o assunto
- Refaça o trabalho de outras pessoas: pegue trabalhos de outros profissionais e os refaça aplicando seu estilo de trabalho, assim talvez possa associar informações e imagens de uma forma que se adapte melhor e mantendo sua linha de design
- Escreva sobre isso: uma outra saída é, após estudar sobre o tema, redigir textos curtos sobre ele, assim você terá uma concisão das características predominantes que mais salientaram aos seus olhos, e nortear o processo criativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar este artigo, valeu!