1 de junho de 2012

Bloqueios criativos

Fala pessoal, passo por aqui para compartilhar um assunto que algumas vezes acontece conosco. Não importa em qual área você atua, mas quem nunca passou por um bloqueio criativo?

Muitos fatores podem influenciar nisso e são claramente agravados mediante à um prazo curto e pressão do cliente.


Motivos que podem gerar os bloqueios criativos:
  • stress
  • saúde
  • preocupações financeiras
  • ocupação com assuntos não relacionados ao trabalho
  • falta de conhecimento sobre o assunto, ou receio de não saber muito sobre ele
  • não saber exatamente o que você quer dizer
  • não ter direção
  • trabalhos com curtos e mesmos prazos
  • desvio de atenção (barulhos, imagens, pessoas, telefones, etc)

Maneiras para quebrar o bloqueio criativo:
  • Brainstorming: destacar um assunto e estudá-lo muito, seja em pesquisas em livros, internet e principalmente em conversas com o cliente

  • Procure por inspiração: geralmente temos um profissional de referência para consultar seus trabalhos, mas você também pode fazer isso através de leituras, músicas, passeios, filmes, desenhos, cozinhando, etc.

  • Leia artigos sobre tópicos específicos: procurar mais informações técnicas sobre o assunto em questão, talvez vendo dados, definições, fluxogramas e infográficos seja possível ter uma percepção  "visual" e diferente sobre o assunto

  • Refaça o trabalho de outras pessoas: pegue trabalhos de outros profissionais e os refaça aplicando seu estilo de trabalho, assim talvez possa associar informações e imagens de uma forma que se adapte melhor e mantendo sua linha de design

  • Escreva sobre isso: uma outra saída é, após estudar sobre o tema, redigir textos curtos sobre ele, assim você terá uma concisão das características predominantes que mais salientaram aos seus olhos, e nortear o processo criativo
São fatores que podem ajudar ao ponto de vista técnico, quando não se tem muito tempo, vale a pena recorrer à técnica em vez da criatividade pura.


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