17 de fevereiro de 2012

Como ter ideias infalíveis

Texto extraído da revista Computer Arts n° 53, escrito por Rob O´Connor, vale a pena dar uma lida.  
 
Diga o que pensa
Nas reuniões diga o que pensa, sem ter vergonha de expor as ideias.

Questione tudo
Ter boas ideias é questão de análise. Você deve questionar tudo e se perguntar: isso responde completamente o briefing? É uma boa solução?

A manhã
Para muitas pessoas, a manhã é o período perfeito para ser criativo, até porque a maioria tende a ficar devagar logo depois do almoço, mas o primeiro dia da semana nem sempre é o ideal.

A mesa correta
Tenha uma mesa bacana, com altura boa, cadeira confortável e só sua.

Segunda impressão
Caso tenhamos tempo, deixamos nossas ideias descansarem e voltamos a elas de cabeça fresca. Esse é um processo muito frutífero, que permite sempre ter ideias boas, novas e melhores.

Olhe para fora
É bom saber o que acontece no design, mas você pode ser tão ou mais inspirado por coisas fora dele. Caso esteja trabalhando na capa de um livro, por exemplo, não cometa o erro de se inspirar apenas em outras capas de livros.

Ferramentas físicas
Procuramos usar tintas, lápis, papel, estilete, etc. Isso nos ajuda a lembrar que nossos projetos também podem ser físicos.

Revelação total
Todas as pessoas envolvidas em um projeto devem saber tudo sobre o briefing. Por isso, somos transparentes com todos. Não deixo de falar coisas menos importantes, apenas deixo claro quais são as prioridades.

Jogos de palavras
Resuma o projeto em palavras ou frases antes de desenvolver suas ideias. Pense em expressões que transmitam o espírito e a personalidade do trabalho.

Seja honesto
Muitas pessoas acreditam tanto numa ideia que não se preocupam em justificá-la. Por isso, é importante ser honesto quanto ouvir uma sugestão fraca. Isso fará com que todos pensem em ideias originais e fortes, além de boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar este artigo, valeu!