11 de outubro de 2011

Tipos de papeis e suas aplicações


Fala galera, passo pelo Blog do Du Monquero para comentar sobre alguns tipos de papeis existentes e suas aplicações no processo de design. A base desse post eu vi no Design.Blog.

São comentários e sugestões, para que seja possível tirar o máximo de proveito dos materiais disponíveis e manter a qualidade de impressão.

Quem trabalha com design está acostumado com as diferenças entre os tipos de papéis e sabe muito bem qual a melhor aplicação deles. A escolha do papel ideal é fundamental para que todo o trabalho de criação e desenvolvimento possa ficar perfeito para o cliente, e para que a escolha seja a correta é preciso pensar no tipo de acabamento, na gramatura e tipo do papel bem como a tinta que será impressa.

Tipos de Papéis:

Off-set: Esta é a melhor opção de papel para quem busca uma impressão com cores vivas, nítidas e uniformes. Este papel possui bastante cola e sua superfície é uniforme, ou seja, é livre de felpas além de ser preparado para resistir à umidade. A gramatura trabalhada neste papel é de 90 gramas, se tornando uma excelente opção para quem busca uma impressão de qualidade com custo baixo.
Aplicações: receituários, folhetos, miolo de livros e revistas.

Papel Sulfite: É o papel comum, aquele conhecido como folha de ofício. Pode ter várias cores e tamanhos, mas o mais comum é o A4.
Aplicações: impressão em impressoras jato de tinta e laser, trabalhos escolares.

Duplex: É um papel composto por 4 camadas: uma é a celulose branca, duas internas de uma pasta não branqueada e a última de celulose possui dupla aplicação de couchê em apenas um dos lados. Possui uma alta resistência e sua gramatura trabalhada é de 250 a 400 gramas.
Aplicações: caixas, sacolas, embalagens.

Couchê: É um papel mais caro, mais resistente (dependendo da gramatura escolhida) e sua principal característica é o revestimento brilhante em ambos os lados. A gramatura pode ser 90, 120, 150 e 250 gramas. E ele também pode ser fosco.
Aplicações: cartão de visitas, folders, postais, encartes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar este artigo, valeu!