Como designers que entendem de negócios chegam mais longe, seguem aqui algumas dicas para ser mais eficiente, organizar a vida pessoal e saber o que seus clientes realmente querem.

Seja mais eficiente
- Crie um sistema de trabalho. Se você criar uma identidade inicial para um projeto, padronize e utilize as mesmas características visuais para os trabalhos derivados dele.
- Detalhe o briefing o máximo possível.
- Crie um cronograma, agende tudo, coloque no calendário e cumpra.
- Confie em sua equipe. Contrate os melhores, saiba gerenciar e fique tranquilo.
- Menos é sempre mais. Menos profissionais bem qualificados valem mais que uma equipe imensa.
- Espere o inesperado. Às vezes tanto prazo e briefing podem ir por água abaixo. Portanto reserve sempre mais tempo do que o necessário, seu cliente pode atrasar, você pode ficar doente, etc.
- Aposte em seus pontos fortes. Para projetos em curto prazo, aposte na sua principal habilidade, deixe para fazer experimentos em projetos mais longos.
- Esteja atento ao orçamento.
O lado pessoal
- Não inicie projetos paralelos pelo dinheiro.
- Faça projetos paralelos para expressar valores pessoais, e fugir do mundo comercial, e isso é interessante acontecer ao menos uma vez por semana.
- Defina se o seu objetivo é lucro ou exposição.
- De experiências criativas sem visão de lucro, é que surgem grandes soluções para projetos de clientes.
- Amplie o tempo todo o conhecimento, seja por livros, revistas, TV, conversas, rádio, internet, embalagens, bulas, natureza, etc...
O que seus clientes realmente querem
- Clientes querem ter certeza de que o investimento valerá a pena, principalmente os que não são acotumados com isso. Explique tudo muito bem, não deixe pensarem que você quer passar a perna neles.
- Muitos clientes gostam de sentir que fazem parte do projeto. Dê um jeito.
- Todo cliente espera soluções megacriativas. Além disso, esperam que você tenha paciência, compreensão e profissionalismo, mesmo diante de pedidos intermináveis de mudanças.
- Faça o que o cliente quer. Use sua criatividade, técnica e bagagem, sugira soluções corretas, mas no final faça o que o cliente quer.
- Você foi contratado pelo seu conhecimento na área, use-o.
Bem galera, são dicas básicas, para iniciar a ser um grande profissional na área e conquistar bons clientes. Muitas vezes a reputação profissional vale muito mais que a grana. Trabalhando, aprendendo, praticando muito e seguindo a canção, chegaremos lá! Valeu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para comentar este artigo, valeu!