13 de junho de 2011

Dicas para um designer bem-sucedido

Fala galera, essa dica vai para os designers, diretores de arte e criadores de plantão, claro que também é válida para quase todas as profissões. As informações são extraídas da revista Computer Arts deste mês, com algumas ideias pessoais.

Como designers que entendem de negócios chegam mais longe, seguem aqui algumas dicas para ser mais eficiente, organizar a vida pessoal e saber o que seus clientes realmente querem.


Seja mais eficiente

- Crie um sistema de trabalho. Se você criar uma identidade inicial para um projeto, padronize e utilize as mesmas características visuais para os trabalhos derivados dele.

- Detalhe o briefing o máximo possível.

- Crie um cronograma, agende tudo, coloque no calendário e cumpra.

- Confie em sua equipe. Contrate os melhores, saiba gerenciar e fique tranquilo.

- Menos é sempre mais. Menos profissionais bem qualificados valem mais que uma equipe imensa.

- Espere o inesperado. Às vezes tanto prazo e briefing podem ir por água abaixo. Portanto reserve sempre mais tempo do que o necessário, seu cliente pode atrasar, você pode ficar doente, etc.

- Aposte em seus pontos fortes. Para projetos em curto prazo, aposte na sua principal habilidade, deixe para fazer experimentos em projetos mais longos.

- Esteja atento ao orçamento.


O lado pessoal

- Não inicie projetos paralelos pelo dinheiro.

- Faça projetos paralelos para expressar valores pessoais, e fugir do mundo comercial, e isso é interessante acontecer ao menos uma vez por semana.

- Defina se o seu objetivo é lucro ou exposição.

- De experiências criativas sem visão de lucro, é que surgem grandes soluções para projetos de clientes.

- Amplie o tempo todo o conhecimento, seja por livros, revistas, TV, conversas, rádio, internet, embalagens, bulas, natureza, etc...


O que seus clientes realmente querem

- Clientes querem ter certeza de que o investimento valerá a pena, principalmente os que não são acotumados com isso. Explique tudo muito bem, não deixe pensarem que você quer passar a perna neles.

- Muitos clientes gostam de sentir que fazem parte do projeto. Dê um jeito.

- Todo cliente espera soluções megacriativas. Além disso, esperam que você tenha paciência, compreensão e profissionalismo, mesmo diante de pedidos intermináveis de mudanças.

- Faça o que o cliente quer. Use sua criatividade, técnica e bagagem, sugira soluções corretas, mas no final faça o que o cliente quer.

- Você foi contratado pelo seu conhecimento na área, use-o.


Bem galera, são dicas básicas, para iniciar a ser um grande profissional na área e conquistar bons clientes. Muitas vezes a reputação profissional vale muito mais que a grana. Trabalhando, aprendendo, praticando muito e seguindo a canção, chegaremos lá! Valeu!

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