Fala pessoal! Vi no site Brainstorm9, um texto de Saulo Mileti que comenta sobre o fenômeno que ele batiza como "Flanelinhas deLayout", e não tem outro nome para isso.
Saulo Mileti começa explicando que o flanelinha é aquele sujeito, proprietário de muitas vagas na rua, que te direciona falando “vem, vem, vem… vai, vai… mais pra cá… pode vir.. pode vir”, e no final ainda te cobra.
E é claro que na Comunicação também existe esse fenômeno!
É aquela pessoa que fica ao seu lado, quando você está desenhando algo no computador e fica te direcionando: “isso, aumenta o logo. Mais! Pode aumentar, sem medo… beleza! Agora vem… pega aquele texto e vai pra lá. Vai, mais, mais… parou! Isso, agora aquilo lá, mais pra cá. Vem, vem, vem, vem, vem… isso”.
Eu defendo os profissionais que entendem do assunto e os diretores de arte, que estudam anos e anos, "comem" livros, assistem filmes ruins para atentar aos detalhes, pesquisam sombras, luzes, cores, espaço,tipografia, etc.
É complicado quando se está trabalhando durantes dias e noites em algum projetos, totalmente inspirado e o fenômeno acontece. O designer coloca o conteúdo, estuda o briefing, analisa, troca as informações, cores, seleciona as fontes e muito tempo depois de testar muitas coisas na tela, finalmente, conclui o layout. Aí chega o cliente, vê o layout e te diz: "então é assim que vai ficar?", "pra que esses espaços em branco?" ou para matar: "coloque aí no cantinho, do lado, meio em pé, mas em destaque hein: o Senhor é meu pastor e nada me faltará." Fecho aqui o post!
É o fim! Mas é a mais pura verdade, infelizmente.
ResponderExcluir